O que é a voz

"Voz" é o som gerado pela vibração das cordas vocais promovida pelo ar que passa através da laringe aproximando as pregas vocais. Sua voz é um recurso extremamente valioso e é a forma mais utilizada de comunicação. A nossa voz é de valor inestimável para nossa  interação social, bem como para a ocupação da maioria das pessoas. Bom uso e cuidados com sua voz aumentam a probabilidade de ter uma voz saudável para toda a vida.

Como eu sei se eu tenho um problema de voz?

Problemas de voz aparecem com uma mudança na voz, descrita frequentemente como aspereza, rouquidão, ou uma qualidade áspera. Pessoas com problemas de voz, muitas vezes reclamam ou notam alterações na afinação, perda da voz, perda de resistência e, às vezes uma dor aguda ou repetitiva ao falar. Outros problemas de voz podem incluir mudança na capacidade de cantar que é mais notável nos agudos. Um problema mais sério é indicado por cuspir sangue ou quando o sangue está presente no muco. Estes exigem atenção imediata por um otorrinolaringologista.

Qual é a causa mais comum de uma mudança em sua voz?

As mudanças na voz, por vezes, aparecem após uma infecção respiratória superior com duração de até duas semanas. Normalmente, a infecção respiratória superior ou resfriados promovem inchaço das cordas vocais e mudanças de sua vibração, resultando em uma voz anormal. Repouso vocal normalmente melhora a voz após uma infecção respiratória superior, gripe ou bronquite. Se a voz não retornar às suas características normais e capacidades dentro de duas a quatro semanas depois de um resfriado, uma avaliação médica por um otorrinolaringologista. Uma avaliação das pregas vocais por uma mudança na voz com duração superior a um mês é especialmente importante para os fumantes. (Nota:.. Uma mudança na voz é uma dos primeiros sintomas e mais importantes do câncer da garganta  e a detecção precoce aumenta significativamente a eficácia do tratamento.)

Seis dicas para identificar problemas vocais.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas para determinar se você tem uma voz saudável:

• A sua voz tornou-se rouca ou áspera?
• A sua garganta muitas vezes encontra-se dolorida ou tensa?
• Falar exige muito esforço?
• Você encontra-se repetidamente limpando sua garganta(pigarreando)?
• As pessoas regularmente perguntam se você está resfriado, mesmo estando bem?
• Você perdeu a capacidade de atingir algumas notas ao cantar?

Uma grande variedade de problemas pode levar a mudanças em sua voz.

Procure cuidados de um otorrino quando os problemas de voz persistirem.