Dúvidas sobre a sinusite

É comum ter sinusite?


Mais do que 37 milhões de americanos sofrem pelo menos um episódio de sinusite aguda por ano. A prevalência de sinusite aumentou na última década, possivelmente devido ao aumento da poluição, a expansão urbana e aumento da resistência aos antibióticos.



O que é sinusite?



A sinusite é uma inflamação da membrana que reveste um dos seios paranasais. A sinusite aguda é uma condição de curto prazo que responde bem aos antibióticos e descongestionantes. Sinusite crônica é caracterizada por pelo menos quatro recorrências de sinusite aguda. Medicação ou cirurgia são tratamentos possíveis.



Quais são os sinais e sintomas de sinusite aguda?



Para sinusite aguda, os sintomas incluem dor / pressão facial, obstrução nasal, secreção nasal, sensação diminuída de cheiro, e tosse que não for devido à asma (em crianças). Além disso, quem sofre desta doença pode apresentar desconforto respiratório, febre, fadiga, dor dentária, e tosse.



A sinusite aguda pode durar quatro semanas ou mais. Esta condição pode estar presente quando o paciente tem dois ou mais dos sintomas e / ou a presença de catarro espesso, verde ou amarelo. Infecção bacteriana aguda pode estar presente quando os sintomas pioram ao fim de cinco dias, persistem por mais de dez dias, ou a gravidade dos sintomas não é proporcional a uma infecção viral.



Como a sinusite aguda é tratada?



A sinusite aguda é geralmente tratada com 10 a 14 dias de antibiótico. Com o tratamento, os sintomas desaparecem, e os antibióticos não são mais necessários para esse episódio. Descongestionantes orais e tópicos também podem ser prescritos para aliviar os sintomas.



Quais são os sinais e sintomas de sinusite crônica?



Pacientes sinusite crônica podem ter os seguintes sintomas por 12 semanas ou mais: dor / pressão facial, congestão facial / plenitude, obstrução nasal / bloqueio, secreção nasal espessa / drenagem pós-nasal de cor clara, pus na cavidade nasal, e as vezes, febre. Eles também podem ter dor de cabeça, mau hálito e fadiga.



Que medidas podem ser tomadas em casa para aliviar a dor do seio?



Vapor de ar quente e úmido pode aliviar a congestão nasal. Os especialistas recomendam um vaporizador ou vapor de uma panela de água fervida (retirado do calor). Humidificadores devem ser usados apenas quando um filtro limpo está no lugar para impedir a pulverização de bactérias ou esporos fúngicos para o ar. Compressas quentes são úteis no alívio da dor no nariz e seios da face. Gotas nasais com sorofisiológico também são úteis na hidratação do nariz.



Qual a eficácia de sprays ou gotas nasais obtidas sem receita médica?



Uso de gotas ou sprays sem receita médica podem ajudar a controlar os sintomas. No entanto, o uso prolongado de descongestionantes (vasoconstrictores) podem agravar os sintomas e não devem ser utilizados além da recomendação médica. Sprays nasais ou gotas, contendo apenas soro fisiológico, são seguros para uso contínuo.

Como um médico  determina o melhor tratamento para sinusite aguda ou crônica?

Para obter a melhor opção de tratamento, o médico precisa avaliar adequadamente o paciente, sua história e sintomas, e depois progredir através de um exame físico estruturado.



O que esperar durante o exame físico para sinusite?



No consultório de um especialista, o paciente receberá uma completa avaliação da orelha, nariz e garganta. Durante o exame físico, o médico irá explorar as características faciais procurando se existe inchaço e eritema (vermelhidão da pele) sobre a maçã do rosto. Inchaço e vermelhidão facial geralmente são piores no período da manhã. Após o paciente permanecer em pé, os sintomas melhoram gradualmente. O médico pode pressionar os seios em busca de dor. Além disso, o médico pode tocar nos dentes para ajudar a identificar um seio paranasal inflamado.



Que outros procedimentos podem ser tomados para o diagnóstico?



Outros exames podem incluir cultura da secreção nasal, endoscopia nasal(nasofibroscopia), testes de alergia, ou tomografia computadorizada dos seios da face.



O que é a endoscopia nasal ou nasofibroscopia?



 

Um endoscópio é um instrumento de fibra óptica especial para o exame do interior de um canal ou víscera oca. Ela permite um exame visual da porção interna do nariz e áreas de drenagem dos seios da face.



Quando um otorrino pode precisar realizar a endoscopia nasal?



A endoscopia nasal oferece ao médico especialista uma visão confiável de todas as áreas acessíveis das vias de drenagem dos seios. Em primeiro lugar, a cavidade nasal do paciente é anestesiada, um endoscópio rígido ou flexível é então colocado em posição para ver a cavidade nasal. O procedimento é utilizado para observar sinais de obstrução, assim como detectar pólipos nasais escondidos no exame nasal de rotina. Durante o exame endoscópico, o médico também procura pús, bem como formação de pólipos e alterações estruturais que podem causar sinusite recorrente.

Que tratamento o médico irá recomendar?

Para reduzir o congestionamento, o médico pode prescrever sprays nasais, gotas ou descongestionantes orais. Antibióticos serão prescritos para qualquer infecção bacteriana encontrada nos seios (antibióticos não são eficazes contra uma infecção virai). Os anti-histamínicos podem ser recomendadas para o tratamento de alergias.



Quais mudanças de estilo de vida podem ser sugeridos durante o tratamento?



Fumar  nunca é permitido, mas se a pessoa tem o hábito, é importante abster-se durante o tratamento da sinusite. Uma dieta especial não é obrigatória, mas intensificar a ingesta de líquidos ajuda a tornar o muco mais fino.



Quando é necessária a cirurgia de seios da face “Functional Endoscopy Sinus Surgery” (FESS) ?



O muco é produzido pelo corpo para atuar como um lubrificante. Nas cavidades nasais, o muco é movido através da mucosa para a abertura de cada seio por milhões de cílios. Alergia nasal provoca inflamação da mucosa e seu inchaço, levando a estreitamento da abertura do seios da face para o nariz, bloqueando assim o movimento do muco. Se os antibióticos não são eficazes, a cirurgia dos seios da face pode corrigir o problema.



Qual a programação da cirurgia FESS?



O procedimento endoscópico cirúrgico básico é realizado sob anestesia geral. O paciente retorna às atividades normais dentro de dez dias; recuperação completa leva cerca de quatro semanas.



O que é feito na cirurgia dos seios da face FESS?



A cirurgia visa ampliar a abertura natural dos seios para o nariz, deixando ao máximo possível os cílios intactos . Otorrinolaringologistas têm observado que  a cirurgia endoscópica está sendo altamente eficaz no restabelecimento da função normal dos seios. O procedimento remove as áreas de obstrução, resultando em  fluxo normal do muco.



Quais são as consequências de não tratar seios infectados?



Não procurar tratamento para sinusite irá resultar em dor desnecessária e desconforto. Em casos raros, meningite,abcesso cerebral e infecção do osso(osteomielite, podem ocorrer.



Quando pacientes com dor nos seios da face devem procurar tratamento?



Se você sofre de dor sinusal grave, você deve procurar o tratamento de um otorrinolaringologista para que possa tratar a sua doença com remédios e / ou cirurgia.