Exames diagnósticos

Médico otorrino Dr Bruno Barros otorrinolaringologia São Paulo otorrinolaringologista

Nasofibroscopia

​Nasofibroscopia é um exame feito por meio de um aparelho que é passado através do nariz, com uma fibra ótica na ponta, onde se faz a avaliação da cavidade nasal até a laringe.

O exame não é doloroso e é feito em cerca de 15 minutos.

Auxilia no diagnósticos de afecções nasossinusais, da faringe e da laringe.

Pode ser realizada com óticas flexíveis ou rígidas.

Audiometria

Impedânciometria

A audiometria é um exame realizado no interior de uma cabine, por uma fonoaudióloga. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

A Impedanciometria, ou imitanciometria, é um exame complementar realizado através de um pequeno “plug” de silicone colocado na parte externa do conduto auditivo do paciente e, através da emissão de alguns sons e de pressão de ar, são testados alguns aspectos do funcionamento da orelha e da tuba auditiva (reflexos estapedianos e complacência timpânica)

Laringoscopia

A Laringoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar doenças da laringe. Tal exame é realizado sob anestesia tópica da faringe e da laringe supraglótica. O procedimento é realizado através da boca, com o paciente sentado, permitindo o diagnóstico das doenças da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e da laringe, em especial das pregas vocais. Desta forma vê-se detalhadamente as estruturas da laringe, em busca de lesões orgânicas ou funcionais.

Video-otoscopia

A video-otoscopia é um exame que utiliza um otoscópio wireless para gerar uma imagem ampliada da membrana timpânica.

Auxilia no correto diagnóstico e tratamento das doenças do ouvido.

Este exame pode ser gravado e armazenado para futura comparação.