Alterações de paladar e olfato

Problemas com esses sentidos têm um grande impacto em nossas vidas. Olfato e paladar contribuem para o prazer da vida, estimulando o desejo de comer - o que não só alimenta nossos corpos, mas também melhora nossas atividades sociais. Quando cheiro e gosto estão prejudicados, comemos mal, socializamos menos, e  nos sentimos mal. Olfato e paladar nos avisam de perigos, tais como incêndio, fumaças tóxicas e comida estragada. Perda do sentido do olfato pode indicar doença sinusal, obstruções nas vias nasais, ou, às vezes, tumores cerebrais.

Como funciona a percepção de cheiro e gosto?

Olfato e paladar pertencem ao nosso sistema de detecção química (quimiorreceptores). O complicado processo de gustação e de cheiro começa quando as moléculas liberadas pelas substâncias que nos rodeiam estimulam as células nervosas especiais no nariz, boca ou garganta. Estas células transmitem mensagens para o cérebro, onde os cheiros e gostos específicos são identificados.

• Células olfatórias (nervo olfativo) são estimuladas pelos odores que nos rodeiam, como a fragrância de uma rosa, o cheiro de pão assando,etc. Estas células nervosas são encontrados em um pequeno pedaço de tecido na porção mais alta do nariz, e se ligam diretamente ao cérebro.

• Células gustativas são agrupadas nas papilas gustativas da boca e da garganta. Eles reagem à comida ou bebida misturada com saliva. Muitas das pequenas saliências que podem ser vistos na língua contem papilas gustativas. Estas células superficiais enviam informações para fibras nervosas próximas, que enviam mensagens gustativas ao cérebro.

Quimiorreceptores , milhares de terminações nervosas livres, especialmente presentes nas superfícies úmidas dos olhos, nariz, boca e garganta, identificam sensações como a dor da amônia, a frieza do mentol, e o "calor" da pimenta.

O que causa perda de olfato e paladar?

Os cientistas descobriram que o olfato é  mais preciso entre as idades de 30 e 60 anos. Ele começa a declinar após os 60 anos, e uma grande proporção de idosos perdem a capacidade de cheiro. Mulheres de todas as idades são geralmente mais precisas do que os homens na identificação de odores.

Algumas pessoas nascem com um fraco senso de cheiro ou sabor. Infecções respiratórias são responsabilizadas por algumas perdas, e ferimentos na cabeça podem também causar problemas para percepção de cheiro ou gosto.
Perda de olfato e paladar podem resultar de pólipos nas fossas nasais ou seios, distúrbios hormonais, ou problemas dentários. Ela também pode ser causada por exposição prolongada a certas substâncias químicas, tais como inseticidas, e por alguns medicamentos.

O fumaça do cigarro é a forma mais concentrada de poluição a que a maioria das pessoas estão expostas. Ela prejudica a capacidade de identificar odores e diminui a sensação de gosto. Parar de fumar melhora a percepção de cheiro.
Pacientes em curso de radioterapia por câncer de cabeça e pescoço, muitas vezes reclamam de perder a capacidade de cheiro e sabor. Estes sentidos podem também perder-se no curso de algumas doenças do sistema nervoso.

Pacientes que perderam a laringe (cordas vocais), comumente se queixam de pouca capacidade de olfato e paladar. Pacientes submetidos a laringectomia pode usar um tubo especial de "bypass" para respirar pelo nariz novamente. O fluxo maior de ar através do nariz ajuda a reestabeler as sensações cheiro e gosto.

Como a perda de cheiro e paladar são diagnosticadas?

A extensão de perda de aroma ou sabor podem ser testados usando a menor concentração de uma substância química que uma pessoa pode detectar e reconhecer. A paciente também pode ser solicitado a comparar os cheiros e gostos de diferentes produtos químicos, e quanto a intensidade de aromas e sabores crescem quando a concentração química da substância é aumentada.

• Cheiro - Cientistas desenvolveram um teste " scratch-and-sniff "facilmente administrado  para avaliar o sentido do olfato.

• Gosto - Pacientes reagem a concentrações químicas diferentes em testes de sabor, o que pode envolver um simples teste de "saborear, cuspir, e lavar", ou produtos químicos podem ser aplicados diretamente a áreas específicas da língua.

Esses transtornos podem ser tratados?

Às vezes, certos medicamentos são a causa de doenças do olfato ou paladar, e a melhoria ocorre quando esse medicamento é interrompido ou alterado. Apesar de certos medicamentos poderem causar problemas, outros, particularmente os anti-alérgicos parecem melhorar os sentidos do paladar e do olfato. Alguns pacientes, especialmente aqueles com graves infecções respiratórias ou alergias sazonais, recuperam o olfato ou paladar, simplesmente com a recuperação da doença. Em muitos casos, obstruções nasais, como pólipos, podem ser removidos, para restaurar o fluxo de ar para a área do receptor e podem corrigir a perda de aroma e sabor. Ocasionalmente, os quimiorreceptores voltam ao normal tão espontaneamente como eles desapareceram.

Como você deve lidar com problemas de paladar ou olfato?

Se você tiver problemas com paladar ou olfato, tente identificar e registrar as circunstâncias que o rodeiam. Quando você começou a se conscientizar disso? Será que você teve um resfriado ou gripe na época? Um ferimento na cabeça? Você estava exposta a poluentes, ácaro ou pó para os quais você pode ser alérgico? Isso é um problema recorrente?
Traga todas estas informações com você quando for visitar um otorrinolaringologista. O diagnóstico apropriado por um profissional treinado pode fornecer a garantia de que a sua doença não é imaginária. Você pode até se surpreender com os resultados. Por exemplo, o que você pode pensar que é um problema de paladar, pode ser um problema de cheiro, porque muito do que você sente o gosto é causada pelo cheiro.
O diagnóstico pode também levar a um tratamento de uma causa subjacente para a perturbação. Lembre-se, muitos tipos de distúrbios do olfato e paladar são reversíveis.

Sabor

Quatro sensações de gosto comumente identificadas:

• doce
• azedo
• amargo
• salgado

Certos sabores combinam com a temperatura, textura e odor para produzir um sabor que nos permite identificar o que estamos comendo.

Muitos sabores são reconhecidas através do sentido do olfato. Se você segurar o nariz ao comer chocolate, por exemplo, você vai ter problemas para identificar o sabor do chocolate, mesmo que você possa distinguir doçura ou amargura do alimento. Isto ocorre porque o sabor familiar de chocolate é detetado em grande parte pelo odor. Assim, é bem conhecido o sabor do café. É por isso que uma pessoa que deseja saborear plenamente um delicioso sabor (por exemplo, um chef profissional a testar a sua própria criação) irá expirar pelo nariz depois de cada gole.

Células gustativas e olfatórias são as únicas células do sistema nervoso que são substituídas quando estão velhas ou danificadas. Os cientistas estão examinando este fenômeno para estudar formas de substituí-las por outras células nervosas quando danificadas.