Dicas sobre voz

Problemas de voz normalmente estão associados a rouquidão (também conhecido como rugosidade), instabilidade, ou problemas com a resistência da voz.



Se você não tem certeza se você tem uma voz saudável, pergunte-se o seguinte:



• A sua voz tornou-se rouca ou áspera?
• A sua garganta muitas vezes está seca, dolorida ou tensa?
• Falar tornou-se um esforço?
• Você repetidamente limpa a garganta (pigarro)?
• As pessoas regularmente perguntam se você está resfriado, mesmo você estando bem?
• Você perdeu a sua capacidade de atingir algumas notas ao cantar?



Problemas de voz surgem a partir de uma variedade de causas, incluindo o uso excessivo ou mal uso da voz, câncer, infecção ou lesão.

Aqui estão os passos que podem ser tomados para evitar problemas de voz e manter uma voz saudável:



Beba água (ficar bem hidratado): Manter o corpo bem hidratado, bebendo bastante água todos os dias (6-8 copos) é essencial para manter uma voz saudável. As cordas vocais vibram muito rápido, mesmo com a produção de som mais simples; mantendo-se hidratado através do consumo de água otimiza a produção de muco da garganta e auxilia a lubrificação das cordas vocais. Para manter uma hidratação suficiente, evite ou modere as substâncias que provocam a desidratação. Estes incluem o álcool e bebidas a base de cafeína (café, chá, refrigerantes). Sempre aumente a hidratação durante o exercício.



Não fume: É bem sabido que fumar leva a câncer de pulmão ou de garganta. Tabagismo ativo ou passsivo faz com que a fumaça passe pelas cordas vocais, causando irritação significativa e inchaço das mesmas. Isso irá alterar permanentemente a qualidade, capacidade e natureza da voz.

Não abuse ou use indevidamente a sua voz: Sua voz não é indestrutível. Em cada dia de comunicação, certifique-se de evitar gritar. Tente não falar alto em ambientes ruidosos. Esteja ciente de seu ruído de fundo, quando ele se torna ruidoso, aumentos significativos no volume de voz ocorrem naturalmente, causando danos à sua voz. Se você sente que sua garganta está seca, cansada, ou a sua voz está se tornando rouca, pare de falar e beba água.
Para reduzir ou minimizar o abuso ou mau uso de voz, use pistas não-vocais ou visuais para atrair a atenção, especialmente com crianças. Obter um sistema de amplificação vocal, se você precisa usar um tom de voz mais "alto", especialmente em um ambiente ao ar livre. Tente falar em um tom natural. Adotar um tom extremamente grave ou agudo pode causar um prejuízo para as cordas vocais, como rouquidão e uma variedade de problemas.

Minimize o pigarro: Limpar a garganta pode ser comparado a um soco ou tapa nas cordas vocais. Consequentemente, pigarro em excesso pode causar lesão de cordas vocais e rouquidão subseqüente. Uma alternativa para a limpar a garganta está em tomar um pequeno gole de água ou simplesmente engolir para e aliviar a necessidade de pigarrear ou tossir. As causas comuns de pigarro crônico incluem refluxo gastroesofágico, doença do refluxo laringo-faríngeo, sinusite e / ou doença alérgica.




Use moderadamente a voz quando doente: Reduza suas exigências vocais, tanto quanto possível, quando a sua voz estiver rouca devido ao abuso vocal ou a uma infecção respiratória superior (gripe). Cantores deve apresentar um cuidado extra se a voz estiver rouca, porque dano permanente e grave para as cordas vocais são mais prováveis quando as cordas vocais estão inchadas ou irritados. É importante parar e "ouvir o que sua voz está lhe dizendo."
Sua voz é um recurso extremamente valioso e é a forma mais utilizada de comunicação. Nossas vozes são de valor inestimável para a nossa interação social, bem como para a ocupação da maioria das pessoas. Bom uso e cuidados com sua voz irão lhe fornecer a melhor chance de ter uma voz saudável para toda sua vida.

Rouquidão ou aspereza em sua voz frequentemente representa um problema médico.

Fale com um otorrinolaringologista, se você tiver quaisquer alterações sustentadas na sua voz.