Desvio de septo nasal

A forma de sua cavidade nasal pode ser a causa de sinusite crônica. O septo nasal é a parede que divide a cavidade nasal em duas metades, é composto por um esqueleto central de suporte coberto em cada lado por membrana mucosa. A parte da ponta é uma estrutura firme mas flexível feito principalmente de cartilagem e é coberto por uma pele que tem uma fonte substancial de vasos sanguíneos. O septo nasal ideal é reto, separando os lados esquerdo e direito do nariz em passagens de igual tamanho.


As estimativas são de que 80 por cento de todos os septos nasais são desviados, uma condição que geralmente não é notada. O " desvio de septo " ocorre quando o septo é severamente deslocado para longe da linha média. O sintoma mais comum de um septo desviado ou torto é a dificuldade de respirar pelo nariz. Os sintomas são geralmente piores de um lado, e, por vezes, podem ocorrer no lado oposto ao da curva. Em alguns casos, o septo torto pode interferir com a drenagem dos seios da face, o que resulta em repetidas sinusites.


A septoplastia é o tratamento cirúrgico para corrigir um desvio de septo. Este procedimento geralmente não é realizado em crianças ou jovens, porque o septo cartilaginoso cresce até por volta dos 18 anos. Desvios septais comumente ocorrem devido a trauma nasal.



Um desvio de septo pode causar um ou mais dos seguintes:



• O bloqueio de uma ou de ambas as narinas


• Congestão nasal, por vezes unilateral


• Hemorragias nasais freqüentes


• Freqüentes sinusites


• Às vezes, dor facial, dores de cabeça, gotejamento pós-nasal


• Respiração ruidosa durante o sono (em lactentes e crianças jovens)



Em alguns casos, uma pessoa com um septo desviado levemente tem sintomas apenas quando tem uma gripe ou resfriado (uma infecção do trato respiratório superior). Nestes indivíduos, a infecção respiratória desencadeia a inflamação nasal que amplifica temporariamente quaisquer problemas leves de fluxo de ar relacionados com o desvio de septo. Uma vez que o resfriado melhora, e desaparece a inflamação nasal, os sintomas de um desvio de septo podem desaparecer também.



Diagnóstico de um desvio de septo:



Pacientes com sinusite crônica, muitas vezes têm congestão nasal, e muitos têm desvios de septo nasal. No entanto, para aqueles com esta condição debilitante, podem haver razões adicionais para a obstrução das vias aéreas nasais. O problema podem resultar de um desvio de septo, edema reativo (inchaço) das áreas infectadas, problemas alérgicos, hipertrofia da mucosa (aumento de tamanho), outras anormalidades anatómicas, ou suas combinações. Um especialista treinado pode determinar a causa de sua sinusite crônica e obstrução nasal.



Sua primeira visita:


Depois de discutir os seus sintomas, o otorrino irá perguntar se você já teve trauma grave no nariz e se você já realizou cirurgia nasal anteriormente. Em seguida, uma análise do aspecto geral do seu nariz vai ocorrer, incluindo a posição de seu septo nasal. Isso vai implicar a utilização de uma luz brilhante e um espéculo nasal (um instrumento que auxilia abrir suavemente sua narina) para inspecionar a superfície interna de cada narina.


A cirurgia pode ser o tratamento recomendado, se o desvio de septo está causando hemorragias nasais problemáticas ou sinusite recorrentes. Testes adicionais podem ser necessários em certas circunstâncias.



Septoplastia:



A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado totalmente através das narinas, portanto, não há sinais de hematomas ou cicatrizes. A cirurgia pode ser combinado com uma rinoplastia (cirurgia plástica), neste caso a aparência externa do nariz é alterada e inchaço / hematomas do rosto são evidentes. Septoplastia pode também ser combinada com cirurgia de seios da face.


O tempo necessário para a operação é de cerca de uma a uma hora e meia, em função do desvio. A cirurgia é realizada com anestesia geral em um hospital. Atualmente não utiliza-se mais o tamponamento nasal, exceto em caso de sangramento importante. É realizada a cauterização de vasos sangrantes sob visão endoscópica. Durante a cirurgia, as porções mal desviadas do septo podem ser totalmente removidas, ou podem ser reajustadas e reinseridas no nariz.
Se um desvio de septo nasal é a única causa para a sua sinusite crônica, o alívio deste distúrbio grave será alcançado.