Acúmulo de cera

Tentativas de manter as orelhas limpas podem acabar prejudicando a audição. A orelha é uma área delicada e complexa, incluindo a pele do canal do ouvido e do tímpano. Portanto, atenção especial deve ser dada a esta parte do corpo. Comece interrompendo o uso de cotonetes e o hábito de cutucar as orelhas.



Por que o corpo produz cera?



Cerúmem ou cera é saudável em quantidades normais e serve como um agente de auto-limpeza, com propriedades de proteção, lubrificante e anti-bacteriana. A ausência de cera pode resultar em orelhas secas e coceira. Na maioria das vezes os canais auditivos tem mecanosmos de auto-limpeza, isto é, há uma migração lenta e ordenada da cera e as células epiteliais do tímpano para a abertura do ouvido. Cera antiga está constantemente sendo transportada, assistida pelo movimento de mastigação e da mandíbula, do canal do ouvido para a abertura do ouvido onde ela normalmente seca, forma flocos, e cai para fora.
A cera não é formada na parte profunda do canal do ouvido perto do tímpano, mas sim no terço externo do canal auditivo. Assim, quando um paciente tem a
acúmulo de cera perto do tímpano, muitas vezes é porque ele esteve manipulando a orelha com coisas como cotonetes, grampos, ou papel torcido, entre outros. Esses objetos só empurram a cera mais para o fundo.



Quando devem ser limpas as orelhas?



Em circunstâncias ideais, o canal auditivo nunca deve ser limpo. No entanto, isso nem sempre é o caso. As orelhas devem ser limpas quando acumula muita cera suficiente para causar sintomas. Esta condição é chamada impactação de cerúmem ou rolha de cera, e pode levar aos seguintes sintomas:



Dor no ouvido, plenitude, ou uma sensação que ouvido está preenchido;
Surdez parcial, que pode ser progressiva;
Zumbido ou ruídos no ouvido;
Coceira, odor, ou secreção;
Tosse.



Qual o método recomendado para limpeza do ouvido?



Para limpar as orelhas, use o dedo envolto em um pano macio ou lenço, mas não insira nada no canal do ouvido.
A maioria dos casos de rolha de cera responde bem a tratamentos caseiros usados para amaciar a cera. Os pacientes podem experimentar colocar algumas gotas de óleo mineral, óleo de bebé, glicerina, ou gotas comerciais na orelha.
Lavagem ou irrigação da orelha com seringa é normalmente usada para a limpeza no consultório, e é realizada com água ou soro, que devem ser aquecidos até à temperatura do corpo para evitar tontura. A lavagem é mais efetiva quando gotas de dissolução são colocados no canal auditivo 15 a 30 minutos antes do tratamento. Deve-se evitar a lavagem se você tem diabetes descompensada, tímpano perfurado, tubo de ventilação no tímpano, ou imunodeficiência.
A remoção manual de cera também é eficaz. Isso geralmente é realizada por um otorrinolaringologista usando sucção, instrumentos especiais em miniatura, e um otoscópio para ampliar o canal do ouvido. A remoção manual é preferível se o seu canal auditivo é estreito ou tem uma contra-indicação a lavagem.



Por que não devo usar cotonetes para limpar a cera?



Rolha de cera é uma das causas mais comuns de perda de audição. Isso geralmente é causado por tentativas de limpar o ouvido com cotonetes. A maioria das tentativas de limpeza apenas empurra a cera mais profundamente no canal auditivo, causando um bloqueio.
O canal auditivo é moldado um pouco como uma forma de ampulheta. A pele da parte exterior do canal tem glândulas especiais que produzem a cera. Esta cera tem a função de prender as partículas de poeira e sujidade para impedi-los de chegar ao tímpano. Normalmente, a cera se acumula um pouco, seca, e então vem caindo fora do ouvido, levando sujeira e poeira com ele.



Quando um médico deve ser consultado?



Se os tratamentos caseiros discutidos neste folheto não forem satisfatórios ou se a cera acumula tanto que bloqueia o canal do ouvido (e audição), um médico pode prescrever gotas destinados a amolecer a cera, ou ele pode lavar ou aspirar a mesma. Ocasionalmente, um otorrinolaringologista pode precisar remover a cera com visualização microscópica.
Se existe uma possibilidade de ter uma perfuração no tímpano, consulte um médico antes de tentar qualquer remédio. Colocar gotas otológicas ou outros produtos na orelha com a presença de uma perfuração do tímpano pode causar dor ou infecção.



O que posso fazer para evitar a cera excessiva?

Não existem maneiras comprovadas para evitar a impactação de cera, mas não inserir cotonete ou outros objetos no canal do ouvido é altamente recomendável. Se você está propenso a impactação repetitiva de cera ou usa aparelhos auditivos, considere ver o seu médico a cada 6 a 12 meses para um check-up e limpeza preventiva de rotina.