Câncer de laringe

Câncer de laringe não é tão conhecido pelo público em geral como alguns outros tipos de cânceres, mas não é uma doença rara. A American Cancer Society estima que em 2012 haverá cerca de 12.360 novos casos de câncer de laringe (9.840 homens e 2.520 mulheres) e cerca de 3.650 mortes (2.880 homens e 770 mulheres). Mesmo para os sobreviventes, as conseqüências do câncer de laringe podem ser severas com relação a voz, respiração, ou deglutição. É fundamentalmente uma doença evitável, uma vez que os principais fatores de risco para o câncer de laringe são associados a comportamentos modificáveis.

Fatores de risco associados ao câncer de laringe

Desenvolvimento de câncer de laringe é um processo que envolve muitos fatores, mas cerca de 90 por cento dos cânceres de cabeça e pescoço ocorrem após a exposição a agentes cancerígenos conhecidos (substâncias que causam câncer). Dentre estes fatores está o tabaco.

Mais de 90 por cento dos cancros da laringe são um tipo de câncer chamado carcinoma de células escamosas (CEC), e mais de 95 por cento dos pacientes com tumor de laringe são fumantes. Fumar contribui para o desenvolvimento do câncer, causando mutações ou alterações nos genes, prejudicando a depuração dos carcinógénos no trato respiratório, e diminuindo a resposta imune do organismo.

O uso do tabaco é medida em anos-maço, onde um maço por dia durante um ano é considerado um ano-maço. Dois anos-maço é definido como um pacote por dia, durante dois anos, ou dois maços por dia durante um ano. Estudos têm relatado que os fumantes têm cerca de 5 a 35 vezes mais propensão a desenvolver câncer de laringe que os não-fumantes. Parece que o tempo de exposição ao fumo é provavelmente mais importante para o aparecimento do tumor, do que a intensidade da exposição.

O álcool é um outro importante fator de risco para câncer de laringe. O significado clínico do álcool é que ele potencializa os efeitos do tabaco. Magnitude deste efeito está entre um aditivo e um multiplicativa. Isto é, as pessoas que fumam e bebem álcool têm um risco combinado que é maior do que a soma dos riscos individuais. A American Cancer Society recomenda que aqueles que bebem bebidas alcoólicas devam limitar a quantidade de álcool que consomem, a uma dose por dia.

Outros fatores de risco para o câncer de laringe incluem alguns vírus, tais como o vírus do papiloma humano (HPV), e provável refluxo ácido. Vitamina A e beta-caroteno podem desempenhar um papel protetor.

Sinais e sintomas do câncer de laringe

Rouquidão progressiva ou persistente, dificuldade em engolir, dor de garganta persistente ou dor ao engolir, dificuldade respiratória, dor no ouvido, ou um caroço no pescoço. Qualquer pessoa com estes sinais ou sintomas devem ser avaliados por um médico otorrinolaringologista. Isto é particularmente importante para as pessoas com fatores de risco para câncer de laringe.

Tratamento do câncer de laringe

As opções de tratamento para o câncer de laringe primário incluem a cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação destes tratamentos.

Lembre-se que esta é uma doença evitável na grande maioria dos casos, porque os principais fatores de risco estão associados a comportamentos modificáveis.

Não fume e não abuse de álcool!